Lembram da história de João e Maria, onde eles vão jogando migalhas de pão no caminho para não se perderem? Então, isso é um breadcrumb. Breadcrum nada mais é que uma forma de navegação estrutural, que revela qual o caminho do usuário em um site. Assim como na história de João e Maria, breadcrumbs permitem que você “rastreie” o caminho do website que está acessando.
Mas e como os breadcrumbs funcionam na prática?
Sabe quando você acessa um site, para realizar uma compra de um produto específico, e lá encontra diversas categorias? Isso é um breadcrumb. A navegação por breadcrumbs nada mais é que um sistema de categorias dentro de um website. Isso é uma forma de facilitar a navegação do usuário. Essa navegação estrutural, indica através de uma hierarquia, o conteúdo presente no seu site. Portanto, é algo ótimo para sistemas de busca, pois eles entendem aquele site como algo mais organizado, e priorizam esse tipo de conteúdo.
Breadcrumbs indicam a localização atual do usuário e por onde ele passou dentro de um website. Por isso, normalmente, são apresentados em uma barra horizontal na parte superior do site, permitindo que o usuário retorne para uma sessão mais se quiser.
Veja um exemplo abaixo:
A navegação por breadcrumbs melhora a usabilidade do seu site, pois diminui o esforço do usuário para chegar a uma determinada página.
Quando usar um breadcrumbs?
Os mecanismos de busca entendem as coisas, sobretudo, por palavras-chave. Portanto, é necessário nomear as categorias e sub-categorias do site com palavras-chave que possam ter um considerável volume de pesquisa e sejam relevantes para o usuário. Desse maneira, é indicado usar navegação por breadcrumb em sites grandes ou sites que possuem páginas organizadas por hierarquia, como apresentado no exemplo acima. É uma ótima pedida para lojas online e sites de informações específicas.
Se seu site não tiver um agrupamento ou algum tipo de hierarquia de usabilidade, não é aconselhável usar um breadcrumb. Para saber se você deverá utiliza-lo ou não, uma ótima pedida é a criação de um diagrama de navegação do seu site. Isso te ajudará a entender como o usuário navega dentro dele.
É claro que breadcrumbs devem ser considerados como um recurso extra. Eles não devem substituir o menu principal do seu website. É uma característica de conveniência, que ajuda a auxiliar a navegação.
Veja abaixo o recurso de breadcrumb da TargetHost encontrado nas buscas do Google:
Com isso, concluímos que os breadcrumbs são:
- Bons para os usuários: Ao oferecer breadcrumbs no seu site, os visitantes podem navegar para as categorias com mais facilidade.
- Reduzem cliques: Ao invés de usar o botão “Voltar” do navegador ou retornar a página principal, os usuários podem usar o breadcrumb para realizar a mesma ação com um menor número de cliques.
- Ocupam pouco espaço: Geralmente os breadcrumbs são em sentido horizontal, portanto, não ocupam muito espaço na página.
- Têm menor taxa de rejeição: Breadcrumbs podem ser uma ótima maneira de atrair visitantes pela primeira vez ao site, já que ao fazer uma busca no Google, o usuário será levado diretamente a página que gostaria.