Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre PHP. Mas o que ele é e como essa linguagem funciona?
O PHP é uma linguagem de programação utilizada para a construção de sites dinâmicos. É uma linguagem mundialmente conhecida e uma das mais utilizadas. É bastante fácil de aprende-la, além de também possuir compatibilidade com quase todos os sistemas operacionais. Entretanto, ele é diferente do HTML, CSS e JavaScript (linguagens que rodam do lado cliente), já que roda do lado do servidor. Isso significa que quando o endereço de um site desenvolvido com esta linguagem é acessado, o servidor recebe a requisição e executa uma sequência de códigos em PHP. Esses códigos acessam um banco de dados e geram os códigos HTML, CSS e JavaScript que serão devolvidos ao navegador. Dessa maneira, o navegador recebe os códigos e então os executa.
O HTML é a estrutura da página, o CSS é a aparência e o JavaScript é o comportamento da página. Todos esses códigos podem ser visualizadas pelo usuário final. Já o PHP, não. Isso porque como citamos anteriormente, ele roda no servidor.
Como tudo começou
Como falamos acima, o PHP é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo. Inicialmente, seu nome significava Personal Home Page, entretanto, agora é conhecido como PHP Hypertext Preprocessor.
Essa linguagem foi criada em 1994 e teve seu código-fonte publicado no ano posterior, originalmente escrito por Rasmus Lerdorf. O principal objetivo de Rasmus era substituir o conjunto de scripts Perl que eram utilizados para manter sua página web pessoal no ar. Com a evolução da tecnologia, o desenvolvedor reescreveu a linguagem como uma script engine, ou seja, como um programa executado no lado do servidor (e não do usuário). O objetivo era permitir que os scripts PHP conseguissem gerar páginas HTML.
Versões do PHP
Em 1997, Zeev Suraski desenvolveu o PHP3. Pela primeira vez, viu-se o recurso de orientação de objetos, que permitia analisar, projetar e programar sistemas de aplicações baseados na interação de diversas partes destes programas. No entanto, a usabilidade do PHP 3 era restrita, o que foi solucionado com o PHP4. Ele também veio com um número maior de recursos em relação a orientação a objetos. Posteriormente, surgiu o PHP 5, que contou com uma função que permitia a atualização de todas as versão de um software. portanto
Atualmente, o PHP está em sua versão 7.2. Essa versão possui uma performance melhorada em relação as outras, além de novas funcionalidades.
Mas o que o PHP faz?
Quando você cria algum site, você sempre encontra alguns scripts. Esses scripts são como roteiros, que mostram as informações que serão analisadas, processadas e transformadas em ações. Uma das linguagens que permitem que isso seja feito, é o PHP. Com ele, é possível criar aplicações que fazem uma tarefe determinada pelo usuário. Essas aplicações são armazenadas dentro de um servidor. Para conseguir fazer com que esses scripts rodem, é necessário ter um navegador, um leitor de PHP e um servidor web.
Dentre algumas aplicações que podem ser construídas com o PHP, temos:
- Construção de plataformas e-commerce;
- Desenvolvimento de comunidades online;
- Desenvolvimento de aplicações para Facebook;
- Criação de galerias de imagens;
- Criação de plugins para WordPress;
- Desenvolvimento de interface gráfica do usuário (exige alto nível de conhecimento da linguagem).
Com o PHP também é possível criar scripts sem a necessidade de um navegador. Também é possível criar aplicações para desktop.
Conclusão
Por já existir há mais de 20 anos, o PHP é uma das linguagens mais importantes na web. Sua utilização é a chave para a criação de diversos tipos de página. Você pode colocar sua página no ar aqui na TargetHost! Nós oferecemos diversos planos de hospedagem compatíveis com o PHP. Confira!