Quando você pensa em um site, algumas das coisas que mais vêm à tona são o seu desempenho, velocidade e rapidez. O Google, para que seja bem compreendido, considera que um site de bom carregamento não demora mais do que três segundos até mostrar todos os seus elementos e ficar pronto para ser navegável. Desta maneira, lá no longínquo 2010, o mesmo Google criou um formato para imagens que foi pouco difundido, mas hoje reaparece como uma alternativa para evitar que seu site tenha problemas, sobretudo em carregamentos mais lentos.
E por que isso acontece? Para que um site seja rápido, entre outras coisas, ele precisa ser bastante dinâmico no carregamento de imagens. Elas são grandes vilãs da velocidade de um site quando não estão pensadas para a relação qualidade/velocidade de carregamento. A Webp é um formato pensado exclusivamente para web. Assim, ao escolher esse tipo de imagem, o site terá um tipo de arquivo fácil de ser transferido e com uma qualidade muito interessante, uma vez que a perda de qualidade não deve ser proporcional à redução dos tamanhos.
A maioria dos navegadores já dão suporte ao Webp
Se você tem medo de pedir ao seu desenvolvedor para trabalhar com o formato, é importante saber que todos os navegadores já dão bom suporte ao Webp. Isto é um diferencial, visto que não é possível saber qual será o navegador usado pelo internauta e, assim, devemos mostrar o site com todas as suas funcionalidades. É fundamental lembrar que um site rápido tem taxas de conversão superiores ao dos mais lentos.
Por que o Webp foi criado?
Como já ressaltamos, o formato não é de hoje e está até demorando demais para tornar-se popular. Ele foi criado por acaso nos laboratórios do Google, em um tempo de transformações no codec VP8, que havia sido comprado pela empresa, uma vez que o codec era open source, o que fez a corporação economizar muito dinheiro em royalties. Pois bem, o formato Webp (pronuncia-se weppy) tem a incrível capacidade de reduzir o tamanho de imagens em até 39% sem perda de qualidade, o que é fantástico para a navegação na internet, mesmo em tempos de 4G e banda larga de ultravelocidade.
Hospedagem de sites e bom desenvolvimento é sua chave de sucesso!
Agora que você sabe sobre o Webp, já tem o caminho certo para iniciar o seu site. Lembre-se: além de boa qualidade no desenvolvimento, é fundamental ter uma boa hospedagem de sites, como a oferecida pela Target Host, capaz de manter a confiabilidade e a velocidade do seu site sempre em dia e nos melhores padrões da web!