A Inteligência Artificial, também chamada de IA no Brasil, ou AI, na sigla em inglês, é a tecnologia que busca, através de experiências, performar ações como os seres humanos fariam. A maior parte da Inteligência Artificial sendo utilizada hoje é baseada em deep learning e processamento de linguagem natural.
Deep Learning
É um dos ramos de Machine Learning formado por um conjunto de algoritmos com várias camadas de processamento que utiliza grandes redes neurais para aprender padrões complexos. Alguns exemplos são o reconhecimento de imagem e fala que algumas aplicações já utilizam.
Processamento de linguagem natural (PNL)
É a subárea da Inteligência Artificial que trabalha com a capacidade de entender e compor textos. Esta é responsável por interpretar mensagens em linguagem natural e decifrá-las para linguagem de máquina. Um exemplo deste tipo de tecnologia é a tradução automática.
Diferente do que os filmes de ficção científica sempre mostraram, a Inteligência Artificial é menos assustadora do que robôs humanoides caminhando por aí. Esta tecnologia, na verdade, não será vendida individualmente, mas sim, será aprimorada cada vez mais o que já utilizamos no nosso dia a dia.
Algumas áreas, como Operadoras de Saúde e Varejo, já estão utilizando estas ferramentas em seus negócios. Leituras de raio X personalizadas e assistentes pessoais agindo como treinadores, são exemplos de uso da IA no ramo da saúde, enquanto, recomendações personalizadas em lojas virtuais, negociação de pagamentos, gestão de estoques e até mesmo, layouts de sites, podem ser otimizados no ramo varejista.
Vamos agora ver algumas importantes melhorias trazidas pela Inteligência Artificial
Mais inteligência ao que já temos
O uso da Siri integrado aos produtos da Apple, assim como outros assistentes virtuais, são um exemplo de como a IA será adicionada à vida dos usuários ,aprimorando funcionalidades e otimizando processos. A automação pode ser combinada com uma grande quantidade de dados para melhorar serviços já existentes para casa e escritório. Como na Internet das Coisas, por exemplo.
Adaptação e aprendizagem progressiva
A ideia é que a IA encontre estruturas regulares para que o algoritmo consiga classificar e prever ações. Assim como é possível aprender como jogar xadrez, o algoritmo também pode aprender quais produtos recomendar àquele usuário. Quanto mais dados, mais adaptações são possíveis. Desta forma, o sistema não para de aprender e de aperfeiçoar a informação entregue.
Inteligência com precisão
Através de redes neurais de aprendizado cada vez mais profundas, é possível atingir uma precisão incrível. Empresas como o Google, em suas pesquisas e em serviços, como o Google Fotos, são baseados em deep learning e usam desta profundidade de redes neurais para entregar respostas precisas aos usuários. Na área médica, sua aplicação permite que seja possível encontrar cânceres em ressonâncias, por exemplo.
A Inteligência Artificial é alimentada por dados e estará cada vez mais integrada aos nossos processos diários.Cada vez mais, veremos a IA sendo utilizada em tecnologias que já fazem parte do nosso dia a dia. Como comentamos neste texto, ela faz parte do presente e você precisa estar pronto para o que ela irá trazer de novidades. Traga seu site para a Target Host e o prepare para o futuro.