Os números sobre as mudanças nos hábitos de consumo e trabalho das pessoas não deixam mentir sobre a importância das ferramentas digitais e tecnologias na crise. As vendas on-line aumentaram 209% no mundo durante a pandemia, de acordo com dados da ACI Worldwide, empresa de sistemas de pagamento eletrônico.
Além disso, segundo a ABComm (associação do setor de e-commerce), 100 mil lojas on-line abriram no Brasil entre março e abril. O processo de transformação digital é flagrante, e mesmo empresas mais “conservadoras” tiveram que investir na sua presença digital devido ao fechamento forçado de negócios dos mais diversos segmentos. Não necessariamente no segmento de lojas, afinal de contas a maior presença das pessoas em casa fez com que o acesso a conteúdos digitais disparasse.
Serviços de entrega a domicílio
As entregas a domicílio, nos mais diversos segmentos, tiveram um boom durante a pandemia. De acordo com dados de pesquisa realizada pela OnYou, entre aqueles que dizem respeitar a quarentena e ficar em casa, 89% dizem pedir produtos em restaurantes; 32%, em farmácias; 29%, em supermercados; 14%, em lojas de bebidas; e 10%, em pet shops.
Quanto às lojas de segmentos classificados como não essenciais; o alastramento da presença virtual foi mandatório, afinal de contas não poderiam mais continuar a vender seus produtos presencialmente. Houve diversos casos de empresas bem-sucedidas nesta empreitada, nos mais diversos segmentos.
Dar um passo do tamanho das pernas: sólida estrutura on-line
Construir uma sólida presença digital, entretanto, não é tarefa simples. Além de estratégias de marketing digital para atingir de forma segmentada o público de seu negócio, as empresas também precisam investir em sólidas estruturas de software e hardware, ainda mais se tiverem um porte maior. Logo, é importante não dar um passo maior do que as próprias pernas, para evitar que gere um marketing negativo.
Por exemplo, como vender on-line de forma eficiente sem organização logística e um site que receba/encaminhe os pedidos corretamente? No caso de plataformas de e-commerce, essa importância fica ainda maior. Isso sem falar na proteção de dados sigilosos dos clientes e das próprias empresas.
Importância de atuar com métricas para atuação assertiva
Na atuação digital, nada é realizado com base no achismo. Daí a importância de sólidas métricas, composta por indicadores sobre o desempenho de vendas, campanhas etc; sendo de suma importância para a elaboração de estratégias assertivas e eficientes; obtendo o máximo retorno com o menor dispêndio de recursos possível.
Ressaltando a importância de sua empresa possuir uma robusta estrutura de banco de dados, a fim de propiciar a coleta; sistematização; processamento e análise dos mais diversos tipos de dados sobre a atuação de sua empresa. E diversos softwares podem auxiliar muito a sua empresa nessa empreitada.
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A Target Host, empresa de hospedagem de sites, oferece diversos serviços de tecnologia da informação de excelência para que atuação do seu negócio no meio digital seja robusta, assertiva e com base nas melhores evidências. A partir dos exemplos dados acima do uso de tecnologias na crise e do nosso amplo portfólio; entre em contato e verifique como podemos te ajudar a impulsionar seu negócio!.