Imagine-se indo mostrar o seu site para alguém e, ao tentar acessá-lo, nota que ele está fora do ar. É a aflição que ninguém quer sentir. Porém, é algo comum. Não é em vão que as empresas de hospedagem de site fornecem uma garantia de uptime. Mas, o que é uptime? Se você tem ou pretende ter um site, precisa saber o que quer dizer esse termo. Até porque, você pode ser muito prejudicado com um baixo uptime. Continue a leitura para descobrir o que é e qual é a importância dele em seu site.
O que é uptime?
Traduzido para o português, uptime significa “tempo de disponibilidade”. O termo é utilizado para demonstrar quando um computador está ligado e acessível para uso. Já no âmbito da hospedagem de sites, a referência é ao tempo de disponibilidade do servidor de hospedagem. Isto é, a quantidade de tempo em que o servidor está disponível na internet. Ou seja, quanto maior for o uptime, mais chances um site terá de permanecer online e ser acessado pelo administrador e por usuários.
Estabelecido em porcentagem, um uptime de 99,9%, por exemplo, revela que seu site pode ficar indisponível cerca de 8 horas no período de 1 ano. Para saber qual é o percentual de uptime do seu site, você pode procurar pela sigla SLA no contrato fechado com a empresa de hospedagem. SLA significa Service Level Agreement, e, em português, seria algo como “acordo de nível de serviço”.
Qual a importância do Uptime?
Independente de ser um blog, e-commerce ou sistema corporativo, ter um bom uptime é extremamente relevante. Isso porque o administrador pode ter prejuízos em grande escala quando o site fica indisponível constantemente. Poucos minutos de inacessibilidade podem causar danos significativos.
Exemplificando, um comércio digital precisa estar online em todo o tempo. Caso contrário, os possíveis clientes podem nunca mais querer tentar acessar a loja virtual. Além disso, os consumidores que estiverem concluindo uma compra e não conseguirem, provavelmente, não irão voltar para realizar a aquisição. Ou seja, a perda de dinheiro será considerável.
Sendo assim, é indispensável que o site fique fora do ar pelo menor tempo possível. Ao contratar uma empresa de hospedagem, o gerenciador tem a garantia de que o site dele ficará disponível pelo tempo que foi acordado e que o uptime é um indicativo de confiança do serviço estabelecido.
Como saber se o uptime está sendo cumprido?
Nesse momento, você pode estar se perguntando: como saber se o uptime está sendo cumprido? Afinal, é impossível acessar o site o tempo todo para verificar se haverá alguma interrupção. A não ser que esse problema aconteça regularmente, não tem como saber quando o seu site não está no ar.
Para verificar se o uptime proposto pela empresa de hospedagem está sendo efetivado, é possível utilizar serviços próprios para isso. Eles enviam mensagens por e-mail, SMS ou aplicativos no celular todas as vezes em que o site está indisponível. Além disso, criam relatórios e, em certos casos, avisam sobre o tempo de resposta do site por um período. Tomando conhecimento da instabilidade, você pode entrar em contato com a empresa de hospedagem de site para que o contratempo seja resolvido.
Uptime de excelente índice é com a TargetHost
A segurança de ter um site disponível pelo maior tempo possível é algo que todos os administradores querem. Para isso, é preciso encontrar uma empresa de hospedagem de sites confiável, como a TargetHost. Atuando no mercado de soluções de internet, a TargetHost recebeu, em 2019, o prêmio HostAdvice Uptime pelo seu excelente índice de Uptime. Em busca da melhor usabilidade, otimização e segurança para nossos clientes, trabalhamos com transparência e temos uma equipe qualificada para tirar suas dúvidas e lhe atender.