Quando trata-se de internet, um assunto muito discutido é a segurança de dados dos usuários. Inclusive, uma nova lei, a LGPD, foi sancionada no Brasil para garantir a preservação de informações daqueles que trafegam pela web. No entanto, além disso, há algumas maneiras de se prevenir e manter sua privacidade online. A VPN é um recurso que tem essa função e é muito utilizado para fins comerciais e individuais. Confira neste texto o que é VPN, como pode ser usada no cotidiano e as vantagens e desvantagens dessa ferramenta!
O que é VPN e como funciona?
VPN é a sigla de Virtual Private Network ou, em português, Rede Virtual Privada. Basicamente, é um software que protege a privacidade dos usuários na web, gerando uma conexão segura entre um dispositivo, seja um computador, smartphone ou tablet, e a internet. Ela funciona da seguinte forma: ao ser instalada, criptografa o tráfego de dados do seu sistema e o envia de maneira protegida para o servidor de VPN, que decifra-o. Após isso, o servidor encaminha os dados pela internet e os recebe de volta, criptografando novamente e enviando do servidor para o seu sistema. Além disso, o software instalado decifra os dados para que você os entenda e possa utilizá-los.
Como a VPN pode ser utilizada?
A VPN pode ser usada de diversas maneiras e para vários fins. Sendo muito utilizado por empresas, esse recurso permite que um funcionário acesse suas ferramentas nas redes sem correr riscos, mesmo que esteja distante do local de trabalho. Suponhamos que um colaborador esteja viajando e tenha conectado seu dispositivo ao Wifi do hotel. Como é uma rede desconhecida e não confiável, o ideal é que ele ative a VPN para que os dados da organização não sejam ameaçados.
Outra maneira de usufruir uma VPN é ao desejar acessar conteúdos de outros países que possuem bloqueios geográficos. Sem esse recurso, não há como conseguir naturalmente. Isso porque o site consegue identificar a localização pelo IP, visualizando que a pessoa não está em uma região acessível para aquela plataforma ou serviço. Com a VPN, é possível alterar o IP, permitindo que consiga ter o acesso. Dessa maneira, há a possibilidade de alcançar materiais virtuais de todo o mundo, como filmes, séries e jogos.
Vantagens e desvantagens da VPN
Assim como tudo na vida, a VPN tem as suas vantagens e desvantagens. Cabe ao usuário a decisão de avaliar, de acordo com os seus objetivos e condições, se vale ou não a pena a instalação do software. Confira abaixo as vantagens e desvantagens da VPN.
Vantagens
- Oferece privacidade online;
- Fornece segurança virtual;
- Possibilidade de maior liberdade de navegação na web;
- Proporciona proteção ao conectar com wifi público;
- Favorece maior escalabilidade e flexibilidade;
- Garante acesso remoto;
- Tem baixo custo, em comparação com redes dedicadas.
Desvantagens
- Dependência de internet: para utilizar VPN, é necessário estar conectado à internet;
- Exige alta velocidade de rede: é necessário ter uma conexão de boa qualidade;
- Difícil análise da qualidade de criptografia: usuários comuns não têm o conhecimento ideal para verificar a qualidade do serviço;
- Identificação de falsos ataques hackers: quando há muitos pacotes não enviados, o sistema entende que é um ataque hacker, causando uma conexão instável;
- Possibilidade de roubo de dados: é importante avaliar a confiabilidade do servidor, pois alguns vendem dados dos usuários.
VPN deve ser feita com servidores de confiança
VPN é um software que garante muitas vantagens, mas é importante pesquisar servidores de confiança para fazer a instalação com segurança. Essa questão da confiabilidade estende-se a todos os serviços da área de tecnologia. Na TargetHost, empresa de hospedagem de sites, você pode confiar e acreditar que qualquer dado compartilhado em qualquer um de nossos serviços será mantido em confidencialidade. Seja ao hospedar sites, registrar domínios ou utilizar armazenamento em nuvem, garantimos qualidade total dos nossos serviços e atendimento. Para saber mais sobre nossas atividades, entre em contato!