Ao iniciar uma empresa é preciso pensar na marca e em como atingir o seu público-alvo com ela. Ser atrativa e marcante é o principal objetivo. Por isso, é preciso idealizar bem a construção da marca.
Para incorporar a empresa ou produto no meio digital não é diferente, pois a atração virtual precisa existir também e manter os clientes interessados. Vamos ver como o registro de domínio e registro de marca tem importância para essa criação?
O que é registro de domínio?
Antes de ver essa importância, vamos entender melhor do que se trata um registro de domínio. Mais conhecido como o endereço do site, o domínio é o primeiro acesso que o usuário tem. É tudo que vem depois do “WWW”. A partir do domínio é que os servidores irão liberar o acesso do site e garantir a propriedade do nome do site, com a sua marca.
Existem inúmeros locais onde você pode registrar um domínio, seja ele .net, .com, .com.br e muitos outros. O mais comum no país é o registro br, que dá ao site o final .com.br. Após efetuar o cadastro, é preciso pagar por esse domínio que pode ser feito por períodos determinados.
Seguidos esses passos, você terá o nome disponível para o seu uso, mas o seu site não estará no ar. Você precisará, ainda, de um serviço de hospedagem de sites que vai abrigar toda a parte técnica do seu site para que, dessa maneira, possa existir.
A grande vantagem de ser rápido ao registrar o domínio é não perder o nome que muitas vezes carrega todo o envolvimento do seu público no ambiente físico, para outra empresa ou segmento concorrente. Se isso ocorrer, é possível que muitas perdas aconteçam no que tange aos elementos de marketing, como o Branding, por exemplo.
O que é registro de marca?
Assim como nós temos o nosso nome registrado no cartório ao nascer, a marca necessita de um registro. É chamado de registro de marca, que garante o direito de propriedade e uso exclusivo do nome da marca em território nacional. Sem esse assentamento, há a permissão para que outra pessoa o faça e o direito de uso seja perdido.
No Brasil, o responsável por esse registro é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Dentro da criação da marca deve incluir o nome e o logotipo, seguindo os seguintes critérios:
1- a marca a ser registrada deve ser original dentro do setor escolhido para a realização do registro;
2- é preciso atuar de modo legal na atividade comercial escolhida;
3- não é permitido plágio de marca, seja em parte ou no todo.
A importância dos registros para a sua marca
Como podemos ver no decorrer do texto, é fundamental que a empresa ou produto tenha um registro de marca, para garantir a legitimidade do nome e evitar a perda do reconhecimento.
Isso influencia diretamente no registro de domínio, pois sem um nome registrado pela entidade nacional responsável, você pode perder o seu domínio, entrando em estado de plágio, caso outra empresa use o nome e o mesmo seja registrado.
Mas fique ligado em algumas questões. Podem existir duas marcas iguais registradas no INPI, para ramos de atividades diferentes, mas somente um registro de domínio será possível. Isso pode afetar no desenvolvimento de procura da sua empresa pela internet. Assim, certifique-se que tenha dois domínios iguais.
Onde posso garantir o meu registro de domínio?
Já tem o registro da sua marca? Vamos, então, para o próximo passo: o registro de domínio. Seguindo o cuidado de não ter dois domínios iguais, ainda que as atividades prestadas por cada empresa sejam de ramos diferentes. Registre o seu domínio e garanta a sua hospedagem com a TargetHost, empresa de hospedagem de sites. Aqui, você encontra os melhores planos.