De 12 a 23 de julho de 2017, o Rio de Janeiro sediará a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017). Primeira edição da IMO a ser realizada no Brasil. Durante esse período, serão recebidos os estudantes mais talentosos de mais de 100 países. Eles se reunirão para resolver problemas matemáticos desafiadores, em uma competição salutar.
A história da IMO data de 1959, quando a sua primeira edição foi realizada na Romênia. Desde então, a competição incentiva o desenvolvimento da Matemática. Oferece uma grande oportunidade para a troca criativa de ideias e experiências entre estudantes de muitas culturas distintas.
Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a IMO 2017 é realizada em conjunto com o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018. Faz parte do Biênio de Matemática Gomes de Souza 2017-2018, iniciativa que pretende disseminar o conhecimento matemático e científico para a sociedade como um todo.
ANFITRIÃO
Sobre o IMPA
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é um instituto de pesquisas em ciências Matemáticas de renome mundial. Desempenha um papel de destaque no Brasil e na América Latina. Fundado em 1952, o IMPA tem, dentre algumas de suas missões, a realização de pesquisas de alto nível em Matemática pura e aplicada; o treinamento de novos pesquisadores; a disseminação da cultura e do conhecimento matemático em todas as suas formas e o desenvolvimento de projetos de aprimoramento do ensino da Matemática em todos os níveis.
Olimpíadas de Matemática no IMPA
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição nacional anual de Matemática para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior de instituições públicas ou privadas. Criada em 1979, é realizada atualmente em parceria entre o IMPA e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tem o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como instituição de apoio. Os principais objetivos da OBM são: estimular o estudo da Matemática no meio acadêmico.
Identificar jovens talentos em Matemática e incentivá-los a seguir uma carreira científica, especificamente em Matemática. Além de selecionar e treinar alunos para representar o Brasil em competições internacionais de Matemática, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), entre outras. A OBM também promove diversos torneios regionais e estaduais de Matemática no Brasil.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005. Com o aval do Governo Federal. A competição é organizada pelo IMPA em colaboração com a SBM. A iniciativa tem por objetivo motivar alunos dos ensinos fundamental e médio a estudar Matemática, melhorar o ensino básico e promover a inclusão social por meio da disseminação do conhecimento. A competição alcança anualmente mais de 19 milhões de alunos de escolas públicas brasileiras.
O Biênio de Matemática 2017 – 2018
Em 2015, o Governo Brasileiro sancionou a Lei 2.496, que estabelece os anos de 2017 e 2018 como o Biênio da Matemática. Foi criado para comemorar dois importantes eventos internacionais de Matemática sediados pela primeira vez no Brasil: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018). A iniciativa é um tributo a Joaquim Gomes de Souza (1829 – 1864), também conhecido como “Souzinha”. Um matemático brasileiro considerado um dos pioneiros no estudo da Matemática no Brasil.
Sediar dois importantes eventos de Matemática no Brasil é uma oportunidade histórica de promover; disseminar o conhecimento matemático e científico por toda a sociedade. Além disso, a ocasião é uma oportunidade única para desenvolver os projetos existentes e criar novos programas e pesquisas em Matemática em todo o Brasil.
SOBRE A IMO
A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a maior, mais antiga e prestigiada Olimpíada científica para alunos do ensino médio. A história da IMO data de 1959, quando a primeira edição foi realizada na Romênia com a participação de sete países. Romênia, Hungria, Bulgária, Polônia, Checoslováquia, Alemanha Oriental e URSS. Desde então, o evento é realizado anualmente (com exceção de 1980), sempre em um país diferente. Atualmente, mais de 100 países participam do evento. Cada país pode enviar uma equipe de até seis alunos do ensino médio – ou alunos que não tenham ingressado em uma universidade, ou instituição equivalente, na data de realização da Olimpíada. Além de um líder de equipe, um vice-líder e observadores, se desejado.
Durante a IMO, os competidores devem resolver, individualmente, duas provas em dois dias consecutivos, com três problemas em cada dia. Cada problema vale 7 (sete) pontos. São concedidas medalhas de ouro, prata e bronze na proporção de 1:2:3, de acordo com os resultados gerais. Metade dos competidores recebem uma medalha. Para incentivar o maior número possível de alunos a resolverem problemas completos, são concedidos certificados de menção honrosa àqueles estudantes que não receberam medalha, mas obtiveram 7 (sete) pontos em pelo menos um problema.
Sobre a competição
As provas da IMO serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de julho de 2017. Para mais informações acesse a programação do evento.